terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Católicos defendem água como bem público em Cornélio Procópio

Giovanna Migotto, BIS Online (Sanepar)

As nove paróquias da Igreja Católica de Cornélio Procópio acabam de aderir ao Movimento Água da Nossa Gente, como uma forma de reavivar o tema da Campanha da Fraternidade de 2004, "Fraternidade e Água", que tinha como lema "Água, Fonte de Vida". Diversas manifestações aconteceram durante o mês de janeiro, especialmente nas celebrações. Em fevereiro haverá um trabalho conscientização com as Pastorais.

Herik de Souza Brevilheri é agente de campo da Sanepar e um dos participantes do Água da Nossa Gente. Como católico praticante, ele vem atuando junto à Igreja na divulgação de informações sobre a importância da água e de sua preservação. "Sempre que há um espaço falo sobre com a comunidade para que se mobilizem e cuidem da água, já que ela é um recurso de todos", indica. Ele destaca um trecho do texto que costuma ler no trabalho de divulgação do Movimento: "A água é um direito de todo ser humano, um bem comum que exige que haja em torno dela o sentido da solidariedade, do usufruto com equilíbrio e respeito às necessidades coletivas. Sua gestão deve atender ao interesse público, o meio mais eficiente para enfrentarmos a degradação deste vital recurso natural".

De acordo com Brevilheri, a comunidade vê o problema da falta d’água como algo distante de sua realidade. "Eles acham que a água nunca não vai faltar, porque aqui a pessoa tem a praticidade de abrir a torneira e ver que ela está disponível 24 horas, por dia. Esperamos que o Movimento possa despertar na população a idéia de que a água é um bem comum e que devemos protegê-la para que seja sempre um bem acessível", ressalta.


Na foto, Brevilheri lê texto sobre o Movimento Água da Nossa Gente durante missa na Matriz de Cornélio Procópio

BIS Online (Sanepar), 20 de janeiro de 2008

Nenhum comentário: